segunda-feira, 3 de maio de 2010

Jornais: do papel ao eletrônico

Começar o dia folhando as páginas de um bom jornal é uma excelente maneira de manter-se informado. Excelente, mas não a única. Não é de hoje que jornais eletrônicos disponibilizados na web disputam a nossa atenção com os velhos jornais de papel. A quem diga que este segundo nunca vai superar o primeiro. A verdade é que se tivesse que superar, já o teria feito. O primeiro jornal disponibilizado na internet foi o Jornal do Brasil, elaborado pelo provedor de internet Terra. Lá se vão 15 anos, e o jornal em papel continua em atividade. Ele pode ter perdido o número de leitores e assinantes, mas está longe de ser extinto.
Porém o impacto que uma nova tecnologia causa na sociedade dificilmente pode ser previsto, e por este motivo os principais jornais do mundo elaboraram versões eletrônicas, alguns disponibilizados de maneira gratuita e outros cobrados por assinaturas. Em sua maioria, são versões que pretendem complementar o jornal impresso do dia, uma vez que podem ser constantemente atualizadas, com vídeos, comentários dos leitores e outros recursos que seria impossível apresentar na versão impressa.
Não se pode negar as facilidades que o jornal eletrônico tem sobre o jornal impresso, a rápida transmissão da informação, a possibilidade de leitores no mundo todo, sem a problemática da logística e entrega, etc... . Mas por mais avançada que nossa tecnologia esteja, parece que ainda falta algo a ser incorporado ao jornal eletrônico para que possa se equivaler em status ao jornal de papel. Em geral, o impresso transmite uma formalidade e confiabilidade que os jornais na web parecem ainda não ter alcançado.
Pesquisas revelam que os mais jovens optam pelos jornais eletrônicos, enquanto os mais velhos não dispensam as páginas em papel. Bem, parece então que daqui a alguns anos o jornal impresso não deverá mais existir. Previsões vagas, as mesmas que diziam que nos dias de hoje os livros seriam obsoletos artigos de museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário