segunda-feira, 17 de maio de 2010

Jornais eletrônicos no Brasil

Dando seguimento no assunto jornais eletrônicos, vamos abordar sobre os jornais brasileiros. Hoje praticamente todos os grandes jornais que cobrem as prateleiras das bancas do país possuem versões eletrônicas na internet. Há ainda diversos jornais que já nasceram com versões eletrônicas.
A utilização das ferramentas on line para a publicação dos jornais aconteceu aqui no país na mesmo época em que países mais avançados economicamente e tecnologicamente. “Apesar do baixo índice de leitura na América Latina, a indústria jornalística da região seguiu as mesmas tendências de mercado de países cujos índices de leitura eram mais altos, adotando cada vez mais as ferramentas dos novos sistemas de publicação eletrônica. Muitas questões relevantes puderam ser levantadas, à época, em relação às reais expectativas dos jornais sulamericanos em operação na Internet” (JOHNSON, 2006, p. 4).
Por tais motivos, o uso dos jornais eletrônicos na época em que surgiram era mínimo. Porém a popularização dos computadores e o barateamento do acesso a internet propiciaram o acesso aos jornais eletrônico, promovendo cada vez mais leitores destas mídias, fazendo com que fosse ainda mais acessível do que as versões impressas.

A seguir apresentaremos alguns dos principais jornais brasileiros no meio eletrônico:





O ano de 1995 marca o início da era digital jornalística no Brasil. Veiculado ao provedor Terra, o Jornal do Brasil lançava a sua versão on line. Jornal de grande prestígio Carioca, a página eletrônica do jornal é uma das mais acessadas do país.



O Jornal de maior circulação e visão do Rio Grande do Sul, o Zero Hora, criou uma versão para a internet no ano 2000, através do portal Clique RBS.



O Globo, jornal que deu origem a companhia de meios de comunicação Globo da família Marinho foi fundado no ano de 1925, tendo sua versão para a internet desde o ano de 1996.







O jornal de maior credibilidade do país, a Folha de São Paulo foi Fundado em 19 de fevereiro de 1921 com o nome original de Folha da Noite. Sua página eletrônica está disponível desde o ano de 1997.




Na capital do país, dá-se destaque para o Correio Brasiliense, Jornal fundado no ano de 1960, que está na internet desde 1998.





Referência:

JOHNSON, Telma Sueli Pinto. Jornais eletrônicos do Brasil: a primeira geração. In: ENCONTRO DE REDE ALFREDO DE CARVALHO, 4.São Luiz, 2006. SN. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/johnson-telma-jornais-eletronicos.pdf Acesso em: 12 maio, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário