segunda-feira, 26 de abril de 2010

A informação audiovisual

Um dos fenômenos propiciados pelo advento das tecnologias da informação foi o aumento drástico da produção e disseminação de vídeos. O custo cada vez mais baixo de câmeras filmadoras, anexadas até mesmo em aparelhos de celular, somado as centenas de programas para criação e edição destas mídias, dentre eles o popular Movie Maker, incluso no pacote Windows, fizeram com que leigos em produções audiovisuais elaborassem verdadeiras maravilhas. Um dos pilares da web 2.0, o Youtube, possibilitou que estes milhões de vídeos, produzidos ou recuperados, estivessem disponíveis a qualquer pessoa do mundo todo, ao custo de alguns cliques.
Em geral quando associamos vídeos e internet, pensamos logo em entretenimento, palhaçadas, futilidades e pornografias. Porém os vídeos apresentam um formato de informação muito poderoso. O audiovisual tem um caráter de informar diretamente, a imagem combinada ao som possibilita um assimilar de idéias que não encontra barreiras.
“Projetada para ser percebida concomitantemente pelos olhos e pelos ouvidos, a mídia audiovisual possibilita o envolvimento de quem a assiste, onde o espectador não necessita recriar uma realidade imaginada. Este envolvimento se desenvolve em paralelo com a sensorialidade que a mídia audiovisual proporciona. Nesse sentido, o movimento é um elemento essencial da mídia audiovisual. Situado no tempo e sendo visualizável no espaço, o movimento vincula o espaço e o tempo, é devido a ele que a fusão do som com a imagem torna-se perfeita.” (VESCE, 2008).
Na era em que os audiovisuais eram exclusivos da televisão, os espectadores estavam em uma posição totalmente passiva em relação ao que era produzido e divulgado. A televisão impunha ideais, conceitos, valores etc... e podia influenciar uma sociedade inteira, na verdade, a televisão ainda tem este poder, é um veículo de informação que ainda é muito utilizado.
Mas o grande diferencial dos vídeos e da web2.0, é que o internauta tem condições de decidir com uma variedade incrivelmente superior a do telespectador.
O uso de vídeos nas salas de aula das escolas e universidades norte americanas e européias não é uma novidade, entretanto nas instituições brasileiras o uso de audiovisual é relativamente recente, “O auto custo dos equipamentos para reprodução de vídeos somado a uma boa dose de preconceito dos educadores Brasileiros na utilização destes meios impossibilitavam a utilização de vídeos nas salas de aulas Brasileiras.” (VERGUEIRO, 1997, p.40). No entanto, esta nova realidade de produção e divulgação do material audiovisual tem propiciado o uso de vídeos no aprendizado. O próprio Youtube possui um canal com vídeos selecionados para a educação, o Youtube Edu.
Além do sempre lembrado Youtube, outros serviços de banco de vídeos com acervos gigantescos estão o Vimeo, o Metacafe e o Dailymotion.



Referências:
 
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Seleção de materiais de informação : princípios e técnicas. 2.ed. Brasília DF.: Briquet de lemos, 1997.
 
VESCE, Gabriela Possolli. Mídia Audiovisual. sl: Infomídia, 2009. Disponível em: http://www.infoescola.com/contato/ Acesso em 24 abr. 2010.

Um comentário:

  1. Adorei sua postagem, me possibilitou pensar um pouco na expansão audiovisual, que vivemos!Onde estamos deixando de ser somente o espectador...
    Eu particularmente gosto desta preservação da memória.

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