segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os jornais do mundo

Os anos de 1995 e 1996 marcam uma nova era na informação jornalística, foi neste período que os principais jornais do mundo passaram a incorporar versões eletrônicas disponibilizadas na internet. Assim os grandes acontecimentos de nosso planeta passaram a virar manchetes de jornais em questão de horas ou até minutos depois de ocorrido. O público alvo dos leitores destes jornais não era mais regional, tornando-se universal.
A mudança não era somente o suporte do jornal, as grandes empresas jornalísticas tiveram a preocupação de manter uma linguagem não linear, utilizando os novos recursos oferecidos pela arquitetura da informação eletrônica. “Além de ter sido obrigado a utilizar novas ferramentas e a desenvolver a linguagem e conceitos apropriados para a arquitetura web, o jornalista passou a enfrentar desafios com relação a uma carga de trabalho ainda mais desgastante que a do profissional que atuava no diário impresso.” (QUADROS, 2002, p.6).
No mundo do jornalismo virtual, a disponibilidade de informações fica cada vez mais ilimitada, uma característica presente nos meios eletrônicos disponibilizadas na internet. A busca por jornais que tenha uma idoneidade se faz necessária à profissionais da informação bem como para os usuários. [...]”com o crescimento da massa de informação disponível aos cidadãos, torna-se ainda mais crucial o papel desempenhado por profissionais que exercem funções de filtragem e ordenamento do material jornalístico. (PALACIDOS, 2003, P.7).

A seguir serão apresentados alguns dos principais jornais do mundo:


O The New York Times, principal jornal norte americano, tido como um dos mais importantes e influentes do mundo. Impresso nos EUA desde 1851, teve a sua versão eletrônica criada em 1996.



O Le Monde, principal jornal da França, e também de grande alcance mundial, existe desde 1944, possui grande prestígio principalmente por apresentar uma respeitosa visão política.



O Jornal da Madeira, um dos mais importantes jornais portugueses, foi fundado e 1932, sua versão eletrônica está na rede desde 2001.





O Frankfurter Allgemeine é um jornal Alemão de grande destaque mundial, principalmente no segmento de negócios empresariais. O jornal foi criado em 1856, e a versão eletrônica em 1997.


Referências:

PALACIOS, Marcos. Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: o Lugar da Memória, In: Workshop de Jornalismo Online, 1. Covilhã, 2003. Universidade Beira Interior,  out., 2003. Dispoível em : http://www.facom.ufba.br/JOL/pdf/2003_palacios_olugardamemoria.pdf Acesso em 8 maio, 2010.

QUADROS, Claudia Irene de. Uma breve visão histórica do jornalismo on-line. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 25. Salvador, 1-5 set., 2002. INTERCON, 2002. Acesso em: 8 maio, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0417-1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário