segunda-feira, 12 de abril de 2010

A imagem como fonte de informação

Seja no aprendizado, no entretenimento, no lazer, por curiosidade, as imagens podem transmitir informações através de idéias, conceitos, sentimentos e estímulos. Estas informações dependem de uma interpretação que normalmente é subjetiva e pessoal. “A imagem é polissêmica por natureza, passível de inúmeros significados. Possui um sentido denotativo representado de modo literal por aquilo que se vê registrado em seu suporte físico, e um sentido conotativo que corresponde à sua polissemia” (RODRIGUES, 2007, p.7).
Certas imagens possuem um caráter informacional tão forte que por si podem revolucionar idéias e ideais, como a fotografia a seguir.


Esta premiada fotografia, nomeada de a menina e o abutre, foi capaz de chamar a atenção do mundo para o problema da escassez de alimento na África.

A informação oriunda das imagens proporciona uma assimilação instantânea, e possui um maior poder de fixação desta informação. É comum esquecermos das idéias que foram aplicadas em um texto, diferente de algumas imagens que nos tenham representado alguma coisa.



Na era pós internet, especialmente em função das ferramentas e serviços derivados da web 2.0, a imagem passou a ter uma presença muito mais constante na leitura de informações. Ela é um complemento da informação escrita, que muitas vezes são um complemento das imagens, muitas vezes dispensados por total, já que muitas imagens falam por si só.






Neste contexto, os bibliotecários devem entender as fotografias e imagens como uma informação. Trata-las de forma a torna-las documentos que serão importante para estudiosos e pesquisadores. “O papel do profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário possibilita a reflexão e análise correta do documento fotográfico, e possibilita uma indexação com termos que possam garantir as múltiplas possibilidades de leitura da imagem” (SILVIA, 2008, p.6).

 
Referências:
 
RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ciência da Informação. Brasília, DF. v. 36, n. 3, p. 67-76, set./dez. 2007. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/1006/737 Acesso em: 08 abr. 2010.
 
SILVA, Rosi Cristina da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da fundação Joaquim Nabuco. SL. 2007 Disponível em: http://www.aargs.com.br/cna/anais/rosi_silva.pdf Acesso em: 08 abr. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário